quinta-feira, 26 de maio de 2011

Genocidio em Ruanda :/


Esta imagem retrata a guerra civil em Ruanda entre os Hutus e os Tutsis.
A monarquia tutsis, apoiada pela Bélgica, resistiu até 1959, quando o rei Kigeli V foi expulso da colônia (então chamada de Ruanda-Urundi). A partir daí, a área foi dividida em Ruanda e Burundi e ambos os países tornaram-se independentes da Bélgica.
Hutus radicais, muitos deles do partido Parmehutu (Partido do Movimento pela Emancipação Hutu), chegaram ao poder e, em 1962, dominaram Ruanda. Após a tomada do poder, estes hutus começaram a matar milhares de tutsis. Ainda assim, os tutsis permaneceram com o poder do Burundi.
Durante o genocídio de Ruanda de 1994, soldados das Nações Unidas recuaram enquanto extremistas hutus matavam dezenas de milhares de tutsis e hutus moderados. Cerca de 30% da população batwa de Ruanda também foi morta durante o genocídio.
Por enquanto, a violência entre hutus e tutsis não atingem grandes proporções. No entanto, a situação entre Burundi e Ruanda ainda é tensa e dezenas de milhares de ruandenses ainda moram fora do país.
world press Photo do ano de 1994: James Nachtwey, USA
Ruanda junho de 1994, homem do grupo étnico hutus (Bahutu) mutilado pela milícia hutu (interahamwe) que suspeitava da sua simpatia com os rebeldes tutsi (em kinyarwanda e kirundi: batutsi). A respeito da imagem Nachtwey, disse que sua especialidade é tratar com os níveis mais baixos da realidade humana, formando a opinião publica e mobilizando protestos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário