terça-feira, 3 de maio de 2011

Bin Laden viveu em complexo no Paquistão durante 5 a 6 anos--EUA ;O

 Bin Laden viveu em complexo no Paquistão durante 5 a 6 anos--EUA

WASHINGTON (Reuters) - Osama bin Laden viveu durante os últimos cinco a seis anos no complexo numa cidade próxima da capital do Paquistão onde o líder da Al Qaeda foi morto por forças norte-americanas, disse nesta terça-feira o assessor de contraterrorismo do presidente Barack Obama.
Bin Laden, que vivia no Afeganistão antes da invasão em 2001 liderada pelos EUA, que contribuiu para a derrubada do regime Taliban, estava escondido em um complexo na cidade militar de Abbottabad, no Paquistão, antes da operação de domingo para matá-lo.



'Bom, eu acho que a última informação é de que ele estava nesse complexo pelos últimos cinco ou seis anos e que praticamente não interagia com outras pessoas fora do complexo. Mas ele parecia estar muito ativo dentro do complexo', disse o chefe de contraterrorismo da Casa Branca, John Brennan, no programa de TV Early Show, da CBS.
'E sabemos que ele divulgou vídeos e áudios. Sabemos que ele estava em contato com algumas altas autoridades da Al Qaeda,' disse Brennan.
'Então o que estamos tentando fazer agora é entender no que ele estava envolvido nos últimos anos, explorar qualquer informação que conseguirmos no complexo, usar essa informação e continuar nossos esforços para destruir a Al Qaeda', afirmou.
O fato de o chefe da Al Qaeda ter vivido no complexo durante tanto tempo levou alguns legisladores norte-americanos a exigir a revisão dos bilhões de dólares em assistência que os Estados Unidos fornecem ao Paquistão, que está lutando contra a insurgência Taliban.
(Reportagem de Will Dunham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário