domingo, 6 de março de 2011

Anorexia : Consequencias da sociedade ? :o ~




Oque é ?  

Essencialmente é o comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". Apesar das pessoas em volta notarem que o paciente está abaixo do peso, que está magro ou muito magro, o paciente insiste em negar, em emagrecer e perder mais peso. O funcionamento mental de uma forma geral está preservado, exceto quanto a imagem que tem de si mesmo e o comportamento irracional de emagrecimento.
O paciente anorético costuma usar meios pouco usuais para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.
Aos olhos de quem não conhece o problema é estranho como alguém "normal" pode considerar-se acima do peso estando muito abaixo. Não há explicação para o fenômeno mas deve ser levado muito a sério pois 10% dos casos que requerem internação para tratamento (em hostpital geral) morrem por inanição, suicídio ou desequilíbrio dos componentes sanguíneos.


 

Tratamento :
O tratamento da anorexia continua sendo difícil. Não há medicamentos específicos que restabeleçam a correta percepção da imagem corporal ou desejo de perder peso. Por enquanto as medicações têm sido paliativos. As mais recomendadas são os antidepressivos tricíclicos (possuem como efeito colateral o ganho de peso). Os antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina têm sido estudados mas devem ser usados com cuidado uma vez que podem contribuir com a redução do apetite. É bom ressaltar que os pacientes com anorexia têm o apetite normal, ou seja, sentem a mesma fome que qualquer pessoa. O problema é que apesar da fome se recusam a comer.

-



Seria a anorexia uma das consequencias da sociedade ?!
O padrao de beleza estabelecido pelas pessoas é duvidoso, todos temos nossa beleza singular. Imagino o quanto seja frustante olhar-se no espelho e ver uma imagem sua deveramente '' aumentada '' , e na realidade nao ser assim . Emagrecer é a unica meta para se encaixar nos padroes de beleza do seculo XXl , mas seria certo afimar isso ?
Depende do ponto de vista de cada ser, em minha opiniao essa frase esta totalmente errada e a considero irrelevante . Deveriamos parar pra pensar , assim como há varias maneiras de ser feliz , há varios tipos de beleza e cada um tem a sua interiormente :)
Busque ser notado por sua capacidade , nao por seu corpo !
Apesar da sociedade ser um estopim para esse disturbio, ainda há um forte componente genético, cujo mecanismo não se conhece com clareza, que contribui para o desenvolvimento desses distúrbios.

Cuide-se !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário