quarta-feira, 16 de março de 2011

Mais de 50 países e territórios no Pacífico estão em alerta . 'o'

 

Ainda nesta tarde, as ondas devem atingir a costa oeste dos Estados Unidos, na Califórnia, e podem chegar até dois metros de altura.

O terremoto do Japão provocou ameaça de tsunami em todo o oceano Pacífico. Mais de 50 países e territórios estão em alerta, em uma área imensa, que vai do Alaska até perto da Antártida.
Ainda era madrugada no Havaí quando foi disparado o alerta. Milhares de pessoas fizeram filas em postos de gasolina, antes de se deslocar para lugares mais altos.


As ondas chegaram com pouca força, mesmo assim o nível do mar subiu mais de meio metro no Havaí. Os cientistas alertaram que as primeiras ondas não são normalmente as maiores.
Ainda nesta tarde, as ondas devem atingir a costa oeste dos Estados Unidos, na Califórnia, e podem chegar até dois metros de altura. O serviço geológico americano estendeu o alerta de tsunami para toda a costa do continente americano.
A área é muito grande. Vai do Alasca, no extremo norte, até o extremo sul do Chile. Além disso, regiões da Rússia e da Antártida também podem ser atingidas.
No total, 50 países e territórios já receberam um alerta emitido pelo serviço geológico americano depois do terremoto.
A onda deve chegar à Ilha de Páscoa por voltas das 23h, horário de Brasilia.. O presidente de Equador decretou estado de emergência e pediu que os moradores da costa e das ilhas fossem para lugares mais altos na costa do Chile.
A França alertou cidadãos em seus territórios no Pacífico para que busquem áreas mais altas. Rússia e Filipinas também ordenaram que seus cidadãos saíssem de áreas de risco.
O presidente Barack Obama prestou condolências ao Japão pelas vítimas, que não param de surgir, e ainda ofereceu ajuda: três navios de guerra com ajuda humanitária já estão prontos para ir ao Japão. Também já ofereceram ajuda a China e a Coreia do Sul. A ONU vai mandar 30 equipes internacionais de resgate para as regiões atingidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário